quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Inspiração ou Influência

É comum questionarmo-nos sobre o que levou determinado arquitecto a tomar determinada decisão, é comum também arranjarmos as mais complexas justificações para medidas tão simples e vice-versa. Aqui vos deixo com uma animação que encontrei, que ilustra muito bem a forma como um arquitecto pode se inspirar ou se deixar influenciar para elaborar um projecto com sucesso!



Marin (2007) from Leo de Wijs on Vimeo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Arquitectura e Música

Que Música e Arquitectura são artes, todos nós já sabemos. Mas se eu vos pedisse para me dizerem uma música relacionada com arquitectura, é certo que o esforço em nos lembrarmos de um título musical e o tempo que o levaríamos a fazer, seria demasiado.

Esta manhã, aquando da minha visita quotidiana pela web, descobri um artigo interessante em ArchDaily que nos traz o TOP10 de músicas relacionadas com a Arquitectura e a descrição de cada uma delas.

Podemos encontrar desde Talking Heads, The Beatles até aos mais recentes White Stripes. Aqui fica uma boa forma de descobrir a Música e ainda mais a Arquitectura de uma forma que nos cai sempre bem no ouvido.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pré-Fabricados de Qualidade








Há muito que a construção pré-fabricada se encontra entre nós, mas se esta surgiu como uma necessidade de reduzir custos de obra, quer pelos seus materiais, quer pelo tempo de construção, nos dias de hoje, estes mesmos princípios são adoptados numa vertente mais ecológica da construção. Deste modo, apresento-lhes um trabalho realizado por alunos da Frank Lloyd Wright School of Architecture que projectaram uma habitação eficiente e sustentável implantada em pleno deserto. 

Após ver isto questiono-me da possibilidade de adoptar modelos semelhantes no nosso país como forma de combater as áreas rurais desertificadas que se encontram condicionadas a novas construções devido a burocracias existentes nos diversos instrumentos de gestão territorial (IGT's) que regulamentam este país.

A sua economia de espaços, a sua elegância visual, a sua relação com o meio envolvente, a sua sustentabilidade energética e a sua reduzida ocupação territorial, poderão fazer destes protótipos, futuros modelos de ocupação territorial de zonas rurais actualmente desertas.