segunda-feira, 30 de março de 2009

Postal "All-in-One"


A SwissMiss tem provado ser das minhas melhores companhias, muito desejaria eu postar aqui tudo o que lá surge, mas mais fácil é vocês passarem a visitá-la. Hoje ela sugeriu-me um postal que serve para todos as ocasiões. Fácil, Barato e poupa Milhões. . .


sábado, 28 de março de 2009

Pensamento do Dia

Capuchinho Vermelho no Magalhães

Para aqueles pais que compraram o MAGALHÃES para os seus filhos, não se preocupem com a educação deles, pois eu próprio tratei de descobrir uma forma de os vossos filhos conhecerem a história do Capuchinho Vermelho através do seu novo brinquedo. É certo que este conto foi actualizado aos tempos modernos, mas também é certo que os vossos filhos já não aprendem como antigamente! Aconselho-vos a visualizarem este vídeo em FULL SCREEN!


Ah...e antes que me esqueça! Vocês são os melhores pais do mundo!

quinta-feira, 26 de março de 2009

TECNOLOGIA

O vídeo que vos mostro, certamente se encaixará na categoria de ficção-científica com um pouco de drama à mistura, mas a razão pela qual ele ganha destaque neste blog deve-se exclusivamente à relação de proximidade entre a tecnologia mostrada no vídeo e a tecnologia existente em diversos ateliers e universidades do mundo. Acredito que poucos de vocês sabiam da existência deste tipo de tecnologia nos mais famosos ateliers do mundo, pois bem, hoje em dia é possível através da realidade virtual, criar-se modelos de edifícios à escala real para que o arquitecto e o cliente tenham melhor percepção do produto que está a ser projectado. A possibilidade de vivermos o edifício antes mesmo de ele ser construído, permite não só evitar alguns erros de organização e funcionalidade presentes em muitos edifícios, como experimentar vivências e daí retirar conclusões. Isto elevará os padrões de qualidade dos edifícios garantido um melhor uso e consequentemente um melhor aproveitamento de todas as suas características. 
Certamente esta tecnologia não está acessível a todos, mas a sua existência já demonstra um grande passo na concepção de edifícios de melhor qualidade. Um dia terei um brinquedo destes!



World Builder from Bruce Branit on Vimeo.

Alli-Grator


Até onde vai a criatividade?

Efeito Cameleão

Após ver este vídeo, não só me apeteceu arranjar um animal destes cá pra casa, como também me apeteceu investigar um pouco mais sobre este "efeito cameleão" e as consequências que poderá ter ao ser usado em fachadas de edifícios, materiais, etc.

terça-feira, 24 de março de 2009

FESTA na Faculdade de Arquitectura

A BiGood está de regresso com mais uma festa que promete! Dia 26 de Março (quinta-feira) pelas 18h começa a Festa do BATOM VERMELHO c/ Bar Aberto até às 22h por apenas 4euros a entrada, seguido de imperiais a 50centimos! Espero que todos apareçam e se divirtam!



domingo, 22 de março de 2009

1001 batidas

FANTÁSTICO é só o que tenho a dizer sobre este vídeo. 6 pessoas (não direi normais, porque não deverão ser) entram em uma casa e fazem música com tudo o que apanham á frente. Eles são os Ola Simonsson y Johannes Stjärne Nilsson.


1001 danças


BOOMBOX from Ely Kim on Vimeo.

sábado, 21 de março de 2009

WC


Nunca uma casa-de-banho pública ajudou tanto os seus clientes. Uma pessoa que tenha medo das alturas e que entre nesta casa-de-banho terá o seu "serviço" realizado em poucos segundos! Isto sim é uma forma eficiente de despachar a clientela. Divirtam-se . . .

Ovelhas Luminosas

AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH

Não consigo parar de rir . . .



Onde andam aquelas pessoas que quase choraram quando viram vacas a pastar na Praça de Espanha apenas porque elas iriam ter graves problemas psicológicos devido à abundante presença de automóveis, onde andam essas pessoas agora depois deste vídeo?

vou voltar a rir mais um bocado . . .

AH AH AH

Bolo Alucinogénico

Para quem gosta de passar os seus tempos livres na cozinha, eu descobri a receita ideal para se entreterem mais um bocado, trata-se de um bolo um pouco diferente dos habituais, pelo menos na sua cor. A SwissMiss chama-lhe de "Rainbow Cake", eu cá prefiro dizer que ele é um pouco alucinogénico. Acho que de tanto olhar para o interior do bolo é certo que irei ter algumas alucinações. De qualquer forma podem ver a receita em AQUI.



The Sky in Motion

Todos devem saber a minha paixão pela velocidade, alguns saberão do gosto pela velocidade dos automóveis, outros saberão do meu gosto pela velocidade patente em cidades como New York ou Tokyo. Mas é certo que poucos saberão o meu gosto pela análise da velocidade dos objectos, dos fenómenos naturais e artificais, das vivências diárias, enquanto conceito de Física que diz que a velocidade é a medida da rapidez com a qual um corpo altera a sua posição, isto é, eu gosto de analisar a velocidade das coisas quer se desloquem a grandes ou baixas velocidades. Eu admito que na maioria das vezes gosto de ver as coisas a alta velocidade, talvez por isso, vos trago um filme de entre muitos outros que Till Credner realiza. Trata-se de um filme que capta o movimento patente sob as nossas cabeças e que na maioria das vezes desprezámos, o céu. Apreciem este filme em HD definition e em Full Screen.


túrána hott kurdís by hasta la otra méxico! from Till Credner on Vimeo.

Music From Sand

"Music from Sand" é uma composição musical efectuada por Diego Stocco e que me foi apresentada pelos JaJa-Architects. Diego descobriu a potencialidade da areia, quando um dia foi ao seu quintal remover alguns sacos de areia que lá tinha e se apercebeu do maravilhoso som que os sacos faziam ao serem deslocados, foi assim que resolveu captar mais alguns sons que a areia poderia propor e uni-los numa composição agradável, ora vejam.



Diego Stocco - Music From Sand from Diego Stocco on Vimeo.

terça-feira, 17 de março de 2009

BuckyBalls

Eu sei que ando a desviar-me um pouco do que pretendia que este blogue fosse, mas não posso deixar de partilhar certas coisas convosco. Desta vez a SwissMiss mostrou-me um brinquedo que aposto que todos vocês vão desejar pelo próximo Natal! Trata-se de 216 esferas magnéticas que têm o poder de entreter um adulto durante horas! Apreciem o vídeo.

segunda-feira, 16 de março de 2009

I can see clearly know because of...

Mais uma vez a SwissMiss surprendeu-me com um objecto que apesar de duvidar da sua funcionalidade no dia-a-dia, não posso deixar de elogiar a mente que foi se lembrar duma coisa deste tipo. Trata-se de uma base para colocar uns óculos que possui um sensor de pressão que afecta a nitidez do fundo deste objecto. A tecnologia utilizada é interessante, mas continuo sem perceber em que pode este objecto ser útil . . . espero que alguém me consiga explicar isso um dia destes!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Outro olhar sobre a vida!

Fui descobrir uns vídeos muito interessantes que retratam um típico dia na Austrália. Keith Loutit é o autor destes vídeos e a forma como ele capta diversas vivências dos australianos é merecedora de algum prémio que possa existir. Como refere o blog JaJa, onde fui descobrir estes vídeos, "quem trabalhou com maquetas de arquitectura consegue entender estes vídeos", pois tudo parece pequeno, tudo parecem objectos que são movidos por algo superior. Apenas um conselho, visualizem estes vídeos em fullscreen e deixem-se levar pela magia . . .




Bathtub IV from Keith Loutit on Vimeo.


Mardi Gras from Keith Loutit on Vimeo.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Sexo, Mentiras e o PHOTOSHOP

Novamente a SwissMiss me surpreendeu com mais um artigo peculiar. Trata-se de um artigo apresentado pelo The New York Times e que aborda a questão acerca dos retoques feitos às fotografias que são colocadas em revistas sociais e as consequências que daí poderão surgir.


Eu que estou familiarizado com o mundo do Photoshop (software de tratamento de imagens) sei das potencialidades que este instrumento tem no melhoramento de fotografias. Sei também do que significa esse "melhoramento" que pode começar no melhoramento do contraste e do brilho das imagens e poderá ir até á adição ou subtracção de elementos existentes na fotografia Poderá mesmo passar pela criação de uma nova imagem a partir de pequenos detalhes de várias imagens.
A utilização deste instrumento e destas técnicas poderão trazer algumas vantagens, disto é certo, mas a utilização do Photoshop em revistas para a criação de um mundo falso é cada vez mais intensa e poderá mais tarde ou mais cedo por em dúvida a validade da Fotografia como Arte, ou então não!
 Talvez retocar uma fotografia passe a ser considerada uma Arte, e poderemos ter artistas que terão o dom de agarrar numa fotografia e transformá-la num mundo de fantasia e sonho, poderemos assistir a exposições dedicadas exclusivamente ao melhoramento de imagens, em que numa sala podemos ver os originais e avaliar as suas transformações. 
De qualquer forma, seguindo um caminho ou o outro, as consequências de tais actos poderão influenciar a maneira como as sociedades verão a Fotografia e a sua Arte de Representar a Realidade.

Aprende a ser Feliz (By Coca-Cola)

O meu conterrâneo Miguel de Sousa Azevedo, através do seu blog, mostrou-me uma publicidade da Coca-Cola que toca qualquer um de nós. A sua mensagem por ser fantástica ganha um espaço de destaque também neste blog. Aprendam e Sejam Felizes

USB Pen Drive

Para quem utiliza uma Pen Drive como eu, isto é um acessório que tem que andar sempre no bolso e imprescindível!
Assim proponho-vos esta pen drive, com capacidades de 4 e 8 Gb e por um preço de apenas $17,99.

(by swissmiss)

quarta-feira, 11 de março de 2009

2008 Pritzker Architecture Prize


Jean Nouvel tornou-se o vencedor de 2008 do Prémio Pritzker Architecture. Torna-se assim no segundo francês a conquistar este título, depois de Christian de Portzamparc em 1994.

Casa Sobre Rodas

"Por vezes à imagens que não conseguem descrever momentos" foi a frase que me cativou ao ver a ArchDaily. Mais tarde descobri que tratava-se de um vídeo sobre uma habitação que se movimenta conforme as necessidades. Partilho assim convosco o projecto habitacional dos arquitectos britânicos drMM.


segunda-feira, 9 de março de 2009

Sleeping Bag Man

O que fui encontrar no recanto da swissmiss

Um saco-cama original que permite ao utilizador circular livremente de um local para outro sem ter que ir aos saltinhos como é costume (garanto que todos nós já passamos por esta experiência uma vez na vida). Se dormem em qualquer local como eu faço, este produto tornou-se um acessório imprescindível do vosso "kit-viagem". Se estiverem interessados em comprar este produto, poderão fazê-lo aqui.

domingo, 8 de março de 2009

Armani / 5th Avenue

Hoje venho-vos mostrar a mais recente loja da Armani, situada na 5ª Avenida em NY. Conheci-a através da NotíciasArquitectura e pretendo mostrar-vos, não o conteúdo da loja, nem tão pouco o edíficio, mas sim um elemento particular que pela sua forma, beleza e materialidade imprime um forte dinamismo à loja.

Esse elemento não é mais do que as escadas que unem os pisos da loja. O seu carácter escultórico surge pela necessidade da loja ser apelativa para o público, sem que se intervenha no exterior do edifício, pois a fachada possui um importante valor na história da Arquitectura, dado que representa um dos primeiros exemplos do estilo Internacional. Assim os Arquitectos Doriana and Massimiliano Fuksas resolveram fazer do elemento que conecta os diversos níveis do mundo Armani uma peça escultórica e apelativa pela sua forma e materialidade. Essa peça acaba por moldar e transformar todo o espaço interior através dos jogos de luz/sombra que as suas superfícies apresentam e pelas linhas exuberants que a sua forma apresenta.

Fiquem com um vídeo da construção da loja e outros elementos gráficos.

Armani / 5th Avenue Store Build Time Lapse from Dogmatic Production on Vimeo.





domingo, 1 de março de 2009

Villa Berkel - Paul de Ruiter




A Villa Berkel foi construída num local onde anteriormente existira um Bungalow dos anos 60. Apesar do interesse em remodelar o Bungalow por parte dos proprietários, o arquitecto Paul de Ruiter aconselhou a demolir o existente para projectar um de melhor design.
O local apresenta uma vegetação muito escura, por isso era importante garantir a maior luminosidade possível no interior da habitação. No entanto, o uso de vidro em demasia num edifício, acarreta algumas consequências, tais como a perca da diferenciação dos espaços, da noção de interior e exterior e consequentemente a noção de espaço privado e público.

Deste modo, a propriedade foi dividida por três longas faixas paralelas à rua. A zona inferior, situada mais a sul, é onde se encontra o jardim da propriedade. A zona do meio é onde se encontra a habitação e a zona mais a norte é onde podemos encontrar o acesso à propriedade e à habitação. Esta ocupação garante aos residentes que as zonas que pretendem que sejam privadas se encontram distantes da rua.
Este mesmo desenho de ocupação é utilizado na divisão dos espaços da habitação que apresenta três faixas de 30m d comprimento. Assim a zona mais a nascente, zona mais próxima da rua, é onde encontramos a zona “pública” da habitação (entrada, escritório, cozinha e sala), por outro lado, a zona mais afastada da rua (poente) é reservada para as actividades mais íntimas. Esta zona caracteriza-se por um corredor que serve de espaço lounge e que dá acesso aos quartos e casas-de-banho.
Assim as funções distinguem-se de forma gradual pela habitação e distinguem-se individualmente através de paredes transparentes deslizantes.





Por forma a garantir a máxima luminosidade no interior e fornecer aos residentes uma sensação de vivência directa com o verde envolvente, a habitação está toda orientada para o jardim situado a sul e possui três das quatro fachadas em vidro, o que permite que cada divisão da habitação esteja virada para o exterior.



Outro espaço da habitação surge-nos no exterior sob a forma de uma plataforma em deck de madeira e o seu afastamento do solo, permite atribuir à habitação um carácter flutuante. Nas extremidades da habitação (este e oeste) existem espelhos de água que reforçam este carácter, dando ênfase à luminosidade da habitação.