terça-feira, 30 de junho de 2009

Hungry for Change


Em breve num cinema perto de si

domingo, 28 de junho de 2009

Did you know?


Anteriormente falei acerca da velocidade com que a informação nos chega nos dias de hoje. Pois aqui fica uma pequena apresentação da forma como o mundo evoluiu! WHAT DOES THAT MEAN?

(via swissmiss)

USB ports


Aqui fica mais um pequeno instrumento de trabalho para quem possui muitos acessórios que funcionam através de USB! Algo original e que dará por certo um outro colorido à sua secretária

(via swissmiss)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

The King is Dead!


Apesar de uma vida bizarra que agrada a uns e horroriza outros, não posso deixar de admirar o trabalho daquele que foi o REI da música POP. Admiro-o também pela forma como revolucionou todo o mundo da música, através dos temas de suas músicas, da irreverência dos seus videoclips e das suas danças e pelo contributo que deu a estas duas áreas. Saudades ficam de Earth Song, Beat It, Billy Jean, Smooth Criminal e Thriller! Aqui fica uma obra que foi criada no seu 50ºaniversário e que demonstra toda a sua irreverência enquanto artista.

Citando 2ModernDesignTalk "Excuse me, if you don't like this post, but how can I'll be talking about design, when a big creator die today?"

terça-feira, 16 de junho de 2009

Renovação Urbana

Já todos nós nos apercebemos do abandono em que se encontram os centros históricos do nosso país. Esse abandono não se traduz apenas no êxodo das pessoas para as periferias, traduz-se também na degradação do próprio edificado que é deixado para trás, bem como dos espaços públicos que carecem de uma vitalização fundamental para atrair novos mercados turísticos.
É certo que o movimento modernista na Arquitectura e no Urbanismo originaram a expansão massiva dos perímetros urbanos e a consequente criação de guetos onde a qualidade de vida deteriora-se a cada dia que passa. Neste sentido, há que reflectir acerca destas questões que estão a "matar" as nossas cidades e intervir de forma a que não se repitam erros semelhantes.

Há uns dias coloquei aqui uma sondagem em que questiono aos utilizadores deste espaço, se pintar uma frente de rua significa exercer uma renovação urbana, e por mera coincidência ontem no programa da RTP1, "Prós e Contras", o tema foi a renovação urbana das nossas cidades. Muita coisa se falou e muito se "bateu" nas questões da Lei do Arrendamento. Eu até compreendo a problemática das rendas congeladas desde o Estado Novo, só não aceito é que a utilizem como solução exclusiva para a renovação urbana das nossas cidades. A meu ver, a renovação urbana das nossas cidades não passa apenas por recuperar os edifícios que existem degradados, há que atribuir-lhes novos usos que correspondem aos novos paradigmas que a nossa sociedade enfrenta. Não basta recuperar as fachadas dos edifícios da Baixa Pombalina, há que dotá-los de funções atractivas há instalação de outras actividades económicas que por sua vez irão atrair população a fixar-se novamente nos centros.

Não podemos simplesmente reforçar as estruturas edificadas, dotar-lhes de novos materiais mais modernos e seguros, há que alterar-lhes o conteúdo por forma a corresponder aos diversos usos necessário, e nisto eu acho gravíssimo a forma como o IGESPAR e as próprias autarquias "estrangulam" a criatividade dos arquitectos no que respeita à reabilitação de edifícios. A renovação de um quarteirão poderá passar apenas e simplesmente pela interligação interna dos vários edifícios que compõem esse mesmo quarteirão para que nessas áreas se instalem equipamentos de grandes dimensões.

Mas se olharmos para o elemento que "matou" os nossos centros históricos, logo verificamos que o automóvel e o modelo energético associado a ele, originaram os grandes movimentos modernistas e com eles a morte dos centros históricos. A necessidade de nos deslocarmos por automóvel, levou a que a estrutura viária tomasse outras dimensões, dimensões estas que os centros históricos por vezes não suportam. Para além das rodovias, os estacionamentos são também infraestruturas que maior ocupação de área exercem num centro histórico. Até poderia sugerir que se acabasse com o automóvel nos centros históricos, mas secalhar essa medida é tão drástica que levaria mesmo a que ninguém lá s deslocasse por uma simples razão, a ineficiência dos nossos transportes públicos. Estes se não garantem uma boa acessibilidade às diversas áreas da cidade, então não podem concorrer directamente com o automóvel. Sendo assim, e retomando o assunto anterior, eu proponho a reabilitação de algum edificado degradado para estacionamentos verticais mas de uma forma estratégica, isto é, não podemos escolher os edificados que estão mais degradados e torná-los em estacionamentos verticais. Há que localizá-los em pontos estratégicos que garantem um fácil acesso não só ao seu interior, como a partir dali se possa aceder de forma pedonal ás mais diversas áreas de interesse da cidade.

Mas com toda esta preocupação de recuperar os centros históricos e voltar a ter lá pessoas, eu pergunto-me o que será feito então com as zonas de periferia urbana, que não são mais que "dormitórios" que carecem de uma estrutura de espaços públicos e equipamentos. Ficarão degradados e abandonados como aconteceu com os centros históricos?

Daí achar que quando se fala em renovação urbana, não podemos apenas afirmar que o problema se encontra na Lei dos Arrendamentos, primeiro há que garantir uma forte procura e depois há que garantir uma coesão social e territorial por forma a não andarmos constantemente a "tapar buracos" criados pelas nossas próprias medidas de intervenção.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

USB Pen Drive


No passado mês de Março, eu apresentei aqui uns novos modelos da LACIE para USB Pen Drives. Recentemente descobri-as no mercado português a um preço de €24,90 (4Gb) e €32,90 (8Gb). Poderão encontrá-las na TB Store do Centro Comercial Colombo.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

DEADLINE


Dentro dos próximos 2 meses, o meu quotidiano será muito semelhante ao apresentado neste vídeo. Tudo porque tenho que apresentar o meu projecto final de licenciatura no dia 22 de Julho. A isto é que chamo de DEADLINE.

Aqui fica também o Making Of deste vídeo. 
(via JaJablog)

LIFE


Aqui está um desenho muito interessante! Obrigado Marta!

domingo, 7 de junho de 2009

Visual Complexity by Manuel Lima

Há já algum tempo que pretendia aqui referir a nomeação de Manuel Lima pela revista Creativity como uma das mentes mais criativas e influentes para 2009, mas toda esta demora surgiu pelo simples facto de eu querer analisar um pouco mais a fundo a sua investigação e o seu site.

Manuel Lima  é um jovem açoreano que se licenciou em Design Industrial pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e tirou um mestrado em Design e Tecnologia em Nova Iorque na Parsons School of Design. A sua pesquisa sobre a visualização de redes complexas fez com que em 2005 desse início ao site VisualComplexity.com que neste momento possui mais de 600 visualizações de dados que abordam os mais variados temas, desde redes sociais até ás redes de transportes.

Como Manuel Lima explica, nos dias de hoje a informação chega-nos nas mais diversas formas e das mais diversas fontes, no entanto, a nossa capacidade para processar toda essa informação e transformá-la em conhecimento e sabedoria não é proporcional. Com a chegada da internet, a informação chega-nos em grandes quantidades e de uma forma muito rápida, é necessário portanto torná-la perceptível para que dela se obtenham resultados.

Em uma apresentação pública que Manuel Lima efectuou em Lisboa, ele referia que a nossa capacidade de armazenamento de dados duplica a cada 18meses e de seguida ilucida-nos com uma comparação entre a Enciclopédia Francesa de 1751 e a Wikipedia (versão inglesa) de 2008. Enquanto que a primeira nos apresenta mais de 70 mil artigos e cerca de 3 mil ilustrações compilados em 35 volumes, a segunda ultrapassa claramente estes valores e apresenta-se com mais de 2 milhões de artigos e cerca de 750 mil ficheiros multimédia que poderiam ser compilados em cerca de 1300 volumes. Um factor que explica este aumento significativo é o custo que esta informação possui. A internet, e mais concretamente a blogosfera, fizeram da informação uma moeda de troca, sendo que podemos aceder ao que quisermos e quando quisermos a custo zero.

Manuel Lima acredita que a fusão de métodos de representação visual com novas técnicas de exploração interactiva poderão facilitar o acesso à informação do séc.XXI. Surge assim uma nova ciência, uma nova linguagem, uma nova forma de comunicar dados e informação, a Visualização da Informação.

No seu site, Manuel Lima possui mais de 600 visualizações de informação de todo o tipo. Ele não só catalogou todas as visualizações que surgiram da sua pesquisa como disponibilizou-as por tema, por assunto, por método de representação visual e por ano. Este site surge como um recurso muito importante para outros pesquisadores e cientistas que possuem dificuldades em tratar informação difícil e também para designers que podem assim se influenciar nos diversos métodos de representação aqui disponibilizados.

Pessoalmente eu acredito nesta nova forma de comunicar ideias e mais ainda, eu acredito na potencialidade que esta ciência possui em ajudar as restantes ciências a evoluirem. Deste modo, quero congratular o Manuel Lima pela ideia inovadora que nos apresenta e pela nomeação que obteve da revista Creativity. Deixo-vos aqui alguns dos exemplos que existem no seu site.

Conteúdos Web:

A Google através da sua ferramenta Google Analytics, permite a qualquer administrador de um site receber informações acerca da actividade existente no seu site. Aqui está um trabalho que a Instrument em colaboração com JD Hooge (Gridplane) reproduziu informações visuais acerca do número de visitantes diários que um determinado site recebia e a sua origem geográfica. Este trabalho visava fortalecer a Google Analytics e como se pode ver, a sua expressão gráfica é muito importante para a correcta análise dos dados. Desde o início do mês de Maio que eu sou utilizador do Google Analytics e fascinei-me com a quantidade de informação que recebo sobre a actividade deste blogue. Toda esta informação não só me permitiu evoluir nos assuntos que abordo neste blogue como me cativa a escrever mais e mais para aqueles que me visitam regularmente.

Vivências Familiares:

Como Arquitecto, preocupo-me com as questões de conforto que um espaço possa oferecer aos seus utilizadores e como tal entender as movimentações que determinadas pessoas possam fazer num espaço só serão benéficas para melhorar o conforto desse mesmo espaço. Nesta visualização está registada a movimentação de uma criança de 18 meses, outra de 5 anos, um adulto e um gato num espaço comum de uma habitação. Este espaço possui uma porta de entrada, uma janela para o exterior, um espaço para brinquedos, uma televisão e algum mobiliário. O interessante neste diagrama é perceber como se movimentam os 4 intervenientes durante o período de uma hora e constatar que o gato se desloca de uma fonte de calor em direcção a outra, que a criança de 5 anos se mantém ocupada a brincar ou a ver televisão, que o adulto passa a maioria do tempo a ver televisão e que a criança de 18 meses acaba por reflectir tanto o padrão do adulto como da criança de 5 anos. Isto mostra-nos claramente a dependência entre os intervenientes e os motivos pelo qual se movimentam. Este tipo de informação gráfica será sem dúvida uma ferramenta muito útil na concepção de novas edificações para novos paradigmas sociais que possam surgir no futuro.

Sem dúvida que a visualização da informação destes casos possui um efeito muito prático na minha vida.

sábado, 6 de junho de 2009

I-phonices

Se ainda pensam que o I-phone apenas tem um ecrã táctil, apenas tira umas fotografias engraçadas, apenas faz telefonemas divertidos e que apenas organiza a sua vida de uma forma diferente do habitual, pois eu vou mostrar-vos duas situações muito diferentes entre si, mas que aproveitaram as capacidades de um telemóvel para dar um novo brilho à sua arte.

O primeiro é relativo á Arte propriamente dita. Um artista português, Jorge Colombo, apareceu na capa da revista The New Yorker com uma pintura feita exclusivamente através do seu I-Phone e de uma aplicação que aproveita o ecrã táctil para dar frutos à imaginação das pessoas.

 Já o segundo gadjet tem a ver com uma invenção criada por dois rapazes que resolveram um dia adaptar o seu I-Phone para conduzir um brinquedo no seu escritório, enquanto o chefe se ausentava. A colocação de um pequeno vídeo no Youtube levou-os a serem contactados pela Mclaren F1 para testarem a sua invenção no verdadeiro carro de Fórmula 1 conduzido por Lewis Hamilton. Para surpresa dos rapazes, a sua brincadeira ultrapassou todas as suas expectativas e puderam ver in loco, Lewis Hamilton a divertir-se com o seu "brinquedo".

Ora digam-me lá se o I-phone não é um espetáculo???

Troca: um desenho por um objecto

De 22 a 29 de Maio, William Lamson esteve a expor trabalhos numa galeria de New York, em que os visitantes era levados a entrar num espaço onde um marcador preso a um balão desenhava à medida que o balão se movia. Após isto, o artista apenas pedia que as pessoas deixassem um objecto á sua escolha em troca de um dos desenhos criados por este sistema. A verdade é que a viagem é agradável, ainda mais observar a diversidade de objectos que foram trocados na galeria.

Esta troca directa, para além de reduzir a importância do dinheiro em trocas comerciais, também aproxima as pessoas e gera novos laços, novas relações. Uma coisa a pensar!

Tipographical T-shirts



Os designers do Da Da Da Studio criaram uma linha de t-shirts baseadas nas tipografias (ou Fonts) que todos nós utilizamos para redigir textos nos nossos computadores. Aqui ficam duas imagens sobre as que eu mais utilizo e que já encomendei.

(via SwissMiss)

Cadeiras para o Verão






Como o verão se aproxima, achei por bem colocar aqui algum mobiliário que vos ajude a decorar o jardim ou até mesmo a varanda. Trata-se da nova linha de mobiliário para exteriores que a Usona Home nos apresenta. Com linhas modernas, estas peças darão outro brilho ao seus espaços!

Móvel Didáctico


Esta peça de mobiliário servirá certamente para ensinar o alfabeto aos vossos filhos, ou então simplesmente para decorar um espaço relacionado com a escrita, não fosse esta peça recordar-nos as velhas máquinas de impressão de Guttenberg. Para a adquirirem, bastará visitar a Kent & London.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Oil in Water

Se é sabido que óleo não se mistura com água, não menos verdadeiro é dizer-se que os dois juntos criam efeitos visuais de grande qualidade. Foi isso que fez Shawn Knol, pôs-se a misturar óleo com água e a filmar a sua fusão enquanto dois líquidos de diferentes densidades. Apreciem atracção dos opostos!

Oil in Water from Shawn Knol on Vimeo.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Funny Furniture




Ligne Roset Boutique recentemente se juntou a Philippe Nigro para a produção de uma nova linha de mobiliário, a que chamaram de Confluences. Com umas linhas inovadoras, este mobiliário atribui dinamismo ao espaço em que se insere. As suas cores realçam as suas torções sugerindo uma total e livre descontracção.

Ilustração by CMSM


Hoje descobri um novo blogue. Trata-se de um espaço onde podemos ver alguns trabalhos de ilustração realizados por Carolina Medeiros. Eu gostei muito do que vi, espreitem e digam lá se eu não tenho razão.



terça-feira, 2 de junho de 2009

Air Forest

Ao viajar pela ArchDaily descobri uma estrutura flexível que se movimenta conforme as pressões de ar no seu interior e conforme o vento. É uma estrutura interessantíssima para a criação de eventos ou simplesmente para servir de palco a actividades lúdicas.

Eu adoraria ir a uma festa sob esse "tecto" magnífico. Ficarei à espera desse dia!


Air Forest by Mass Studies from ArchDaily on Vimeo.

(mais informações aqui)