sábado, 27 de março de 2010

Architizer

Architizer não é mais do que uma rede social dedicada aos Arquitectos e aos interessados em Arquitectura. Esta plataforma permite publicitar um determinado projecto de Arquitectura, as suas equipas e demais intervenientes. A geo-referenciação de projectos é à primeira vista a ferramenta de maior destaque. Com esta plataforma vejo uma maior aproximação dos clientes para com os arquitectos e uma evolução na partilha de ideias e conceitos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Criatividade? onde começa e onde termina




Durante a minha acção de formação em Estatuto e Deontologia por parte da Ordem dos Arquitectos, foi-me dito pelo orador Dr. Saraiva de Lemos que a profissão de Arquitecto tem muito pouca criatividade. O orador argumentava que essa pouca criatividade advinha do excesso de regulamentos e burocracias existentes no processo de praticar Arquitectura e que o que sobrava de criatividade em uma obra era muito pouco. Apesar de concordar com o excesso de regulamentos e burocracias que existe na minha profissão, tenho que discordar com o orador no que toca à pouca criatividade que possuimos, na medida em que eu olho para esse excesso de regulamentos e burocracias como desafios à minha criatividade. E se assistimos aos dias de hoje a obras incríveis aos diversos níveis da expressão plástica, mesmo com esse excesso de regulamentos, é porque a criatividade não está em apenas sermos originais no que produzimos, mas sim sermos originais na forma como ultrapassámos todos os desafios que nos são impostos sem contudo pôr em causa o interesse público, o seu conforto e a sua segurança.

quinta-feira, 18 de março de 2010

My Playground!



Um DVD a comprar certamente!

Life is Art

a vida como ela é . . .

(via ISwearICanFly)

domingo, 14 de março de 2010

Architectural Jewelry



Joshua Demonte é um designer de joalharia que se inspira em modelos clássicos de Arquitectura para desenvolver as suas peças. Segundo Joshua, estes modelos aplicados em peças de joalharia activam o espaço envolvente e alteram a percepção que as pessoas têm sobre o utilizador. Espero que um dia Joshua possa evoluir de modelos clássicos para obras contemporâneas, como as de Zaha Hadid ou Frank Gehry.

(obrigado Carolina - via DesignBoom)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Glass House

Certamente será desconfortável e insegura, mas não deixa de ser um objecto que nos salta à vista! Um conceito inovador e que eleva o vidro a um novo patamar dos materiais na Arquitectura.



terça-feira, 9 de março de 2010

Photo Shutter


Agora que me interessei um pouco mais por Fotografia, descobri uma interessante imagem onde o conteúdo poderá indiciar inúmeros contextos.

(via BuildBlog)

Ser Arquitecto? (eis a questão)


Na grande World Wide Web (www) descobri um artigo sobre 10 razões para se ser arquitecto e 10 razões para não se ser arquitecto. É um bom ponto de vista sobre este estilo de vida como o próprio o descreve. Devo dizer que até agora ainda não me arrependi.