quarta-feira, 19 de maio de 2010

Portugal. Energias para o Mundo!

Se eu elaborasse uma estratégia para Portugal, esta estratégia estaria resumida neste vídeo que está exposto no Pavilhão de Portugal na Expo de Shangai. Desde o azeite e cortiça, passando pela música e arquitectura e acabando no mar e seus derivados, o que não falta são razões para sermos mais competitivos e mais apetecíveis. Apesar dos tempos que atravessamos e de termos esquecido muitos sectores (em tempos classificados como primários) não podemos abandonar os desafios que nos são colocados e perder grandes oportunidades de nos relançarmos na aldeia global (conceito que tem andado um pouco esquecido).


PORTUGAL, UMA PRAÇA PARA O MUNDO from Anze Persin on Vimeo.

Este vídeo mostra o melhor que temos e o melhor que podemos dar . . .

(via abarrigadeumarquitecto)

iWatch

Sem dúvida que o design elegante que Steve Jobs imprime nos objectos da Apple fazem qualquer um de nós cair a seus pés, tanto que até há quem transponha esse design para outros objectos, revelando uma espécie de "Applemania"! Trago-vos um relógio que é inspirado nesse design mas que "ainda" não é um produto Apple. E se esse objecto vos salta a vista, não se admirem de me ter saltado a vista outra coisa...o slogan... é que se Steve Jobs conseguiu colocar a Apple num patamar elevado como aquele em que se encontra foi porque sempre pensou..."It's time to change time"

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Web Social Counting

Que a Internet é um mundo todos nós já sabemos. O que talvez não saibam são os números que descrevem o crescimento deste mundo. Pois é, a internet a cada minuto cresce vertiginosamente e se uns vêem aqui um palco de oportunidades, outros vêm um aumento de "desinformação". Para onde isto nos levará, não sabemos . . . mas aqui fica a questão!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Reconstruir é o Futuro!

Lisboa apresenta números elevadíssimos de edifícios devolutos ou em mau estado de conservação, e no entanto, verifica-se um crescimento na construção de novos edifícios. Apesar dos incentivos que se vão criando para a reconstrução, são poucos os exemplos de sucesso. Mais do que regulamentar e incentivar a reconstrução, é necessário consciencializar os arquitectos e os clientes para a reconstrução, pois o "parque edificado" existente é mais do que suficiente para as actuais necessidades, sem esquecer as vantagens urbanas e sociais que a reconstrução de determinados edifícios podem trazer às cidades. Paralelamente a esta consciencialização, será importante dar a conhecer novos processos de ocupação e utilização de edifícios devolutos, pois certamente, as suas características mais particulares e singulares constituirão desafios aos actuais modelos e paradigmas. Deixo-vos com uma intervenção realizada no Porto pela EZZO - César Machado Moreira que demonstra alguma iniciativa nacional.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Shangai 2010

A Exposição Mundial de Shangai está a bater todos os recordes que alguma Exposição Mundial alcançou, e sem dúvida que é na Arquitectura que eles são mais visíveis. Por isso trago aqui algumas imagens do edifício mais procurado pelos visitantes, o Pavilhão do Reino Unido. O seu processo construtivo e o seu conceito maravilham os que lá visitam. "The Seed Cathedral" (como muitos lhes chamam) presenteia-nos com um conceito fantástico relativo ao futuro das cidades do mundo, utilizando um complexo processo construtivo. A utilização de varas de fibra óptica para transferir iluminação do exterior para o interior e a sua utilização para incorporar sementes provenientes do Instituto Botânico Chinês Kunming, transcende qualquer tipo de mobiliário expositivo que haja memória. Ao mesmo tempo, a dinâmica imprimida pelo vento nestes elementos, provocam um espectáculo visual e sonoro que poderá ser apreciado pela ampla praça que circunda o edifício ou até mesmo no seu interior pela forma como a iluminação de forma indirecta é orientada para este espaço. Sem dúvida, uma das grandes obras de arquitectura deste século.