quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Impacte (Positivo) Ambiental


O Centro de Interpretação Ambiental da Lagoa das Furnas, projecto dos Arquitectos Aires Mateus, destaca-se não só pela sua qualidade enquanto objecto arquitectónico mas também pelo respeito e interacção que desenvolve com o meio que o envolve. Projectos desta natureza demonstram que os locais de maior interesse ecológico e ambiental são passíveis de receber objectos arquitectónicos e que juntos podem contribuir para a protecção destes mesmos locais, através de uma cuidada abordagem da sua implantação, da escolha dos materiais e da interactividade que irá exercer com os utilizadores do espaço, e destes com o meio envolvente. Na excelente reportagem fotográfica realizada por Fernando Guerra, é evidente a forte relação entre a Natureza, o Homem e a sua Obra, pelo simples facto de que nenhum se sobrepõe ao outro.

As fortes limitações que os instrumentos de gestão territorial (IGT's) nos vêem presenteando no que toca aos locais de sensibilidade ambiental, por vezes desprotegem-nos pela via do abandono populacional. Os lugares querem-se com vivências e dinâmicas que permitem usufruir do espaço, protegendo-o!

(via ReporterX)

sábado, 9 de outubro de 2010

Backups (The Past ande The Future)

A nossa juventude está repleta de imagens como esta, onde K7's se empilhavam sobre as outras e onde a escrita dos rótulos das mesmas era uma forma de expressão artística.
Embora a tecnologia tenha vindo alterar os hábitos de armazenamento de música, a mesma pode trazer-nos de volta os rótulos criativos e os empilhamentos em caixas que atravessavam gerações. Assim, a Freecom através de Sylvain Willenz, criaram um conjunto de discos rígidos portáteis capazes de nos fazer reviver esses tempos. Com um toque retro e outro de sofisticação, surgem assim os modelos CLS com uma dock para leitura simultânea de 3 discos, com a capacidade entre 250Gb e 640Gb (cada um) e com rótulos personalizáveis. Sem dúvida que será um bom presente de Natal.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dear Other Architects


(imagem via http://alcindospinola.weebly.com/)

Charles Holland (director do ateliê FAT Architecture) dirige o blogue Fantastic Journal, no qual publicou recentemente um artigo que nos (arquitectos) convida a abandonar os concursos de arquitectura. Ele refere 10 convincentes razões que nos indicam que a problemática dos concursos de arquitectura não é apenas um problema português, e que a grande culpa por vezes é da entidade promotora. Aconselho-vos a darem uma vista de olhos aqui.

(via ArchDaily)