terça-feira, 22 de novembro de 2011

Centro de Arte Contemporânea de Ponta Delgada - Que Futuro?



Já todos conhecem a minha opinião em relação à construção do Centro de Arte Contemporânea de Ponta Delgada. Eu sempre defendi que a existir um Centro de Arte Contemporânea, este devia ser o Centro apresentado pelo Governo Regional pelas seguintes razões. 

A localização deste centro na segunda maior cidade da ilha de S.Miguel só revela uma boa visão estratégia, uma vez que se cria uma nova centralidade turística e cultural nesta ilha capaz de gerar novos modelos de negócio numa região que não se pode sustentar apenas no Turismo de Natureza.

A reabilitação de um imóvel é sempre de louvar numa região que possui um território limitado para edificação e mais ainda quando esse imóvel é classificado e capaz de suportar uma actividade como um Centro Cultural. A história deste imóvel revela por si só a flexibilidade espacial e funcional necessária para a instalação de um centro desta natureza.

A existência de um Centro Cultural apoiado pelo Governo Regional poderá proporcionar eventos mais abrangentes na sua temática e na sua atractividade turística.

Mas o que queria mesmo mostrar-vos é um artigo que saiu esta semana na ArchDaily.com sobre o encerramento do Centro Cultural de Avillez (Espanha) após 8 meses de actividade, devido aos seus elevados custos de manutenção. E a particularidade deste Centro Cultural é que é um projecto também assinado por Oscar Niemeyer e que por incrível que pareça, esse projecto é muito semelhante ao que foi vendido à Câmara Municipal de Ponta Delgada.


Pretendo com isto chamar à atenção não só para a má actividade política que se pratica nesta situação mas também para o má conduta praticada pela equipa de Oscar Niemeyer ao projectar um museu fora de escala e excessivamente caro para o cliente em causa. E para piorar esta situação, o modelo de "Franchising" de Arquitectura apresentado por esta equipa ao repetir este projecto por diversas cidades do mundo só demonstra os maus caminhos que a Arquitectura Mundial anda a percorrer.

(photo:Iñigo Bujedo-Aguirre)
(via ArchDaily.com)

Sem comentários: