quinta-feira, 12 de março de 2009

Sexo, Mentiras e o PHOTOSHOP

Novamente a SwissMiss me surpreendeu com mais um artigo peculiar. Trata-se de um artigo apresentado pelo The New York Times e que aborda a questão acerca dos retoques feitos às fotografias que são colocadas em revistas sociais e as consequências que daí poderão surgir.


Eu que estou familiarizado com o mundo do Photoshop (software de tratamento de imagens) sei das potencialidades que este instrumento tem no melhoramento de fotografias. Sei também do que significa esse "melhoramento" que pode começar no melhoramento do contraste e do brilho das imagens e poderá ir até á adição ou subtracção de elementos existentes na fotografia Poderá mesmo passar pela criação de uma nova imagem a partir de pequenos detalhes de várias imagens.
A utilização deste instrumento e destas técnicas poderão trazer algumas vantagens, disto é certo, mas a utilização do Photoshop em revistas para a criação de um mundo falso é cada vez mais intensa e poderá mais tarde ou mais cedo por em dúvida a validade da Fotografia como Arte, ou então não!
 Talvez retocar uma fotografia passe a ser considerada uma Arte, e poderemos ter artistas que terão o dom de agarrar numa fotografia e transformá-la num mundo de fantasia e sonho, poderemos assistir a exposições dedicadas exclusivamente ao melhoramento de imagens, em que numa sala podemos ver os originais e avaliar as suas transformações. 
De qualquer forma, seguindo um caminho ou o outro, as consequências de tais actos poderão influenciar a maneira como as sociedades verão a Fotografia e a sua Arte de Representar a Realidade.

Sem comentários: